O estudante Tarciso Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é um dos 16 bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) atualmente cursando disciplinas e estágios de pesquisa na Universidade da Califórnia (UC Davis), nos EUA.
O grupo teve sua atuação destacada no boletim online da instituição americana, veiculado na semana passada. Segundo a publicação, os brasileiros apresentam ótimo rendimento acadêmico, atingindo uma média de 3,27, numa escala cuja nota máxima é 4,0.
Na UC Davis, Tarciso, que é aluno do curso na cidade de Campina Grande de Ciência da Computação na UFGC, participou de pesquisas sobre a disseminação de ideias na comunidade científica, utilizando abordagens de mineração de dados com scripts de computador.
“Tive que aprender a lidar com novas tecnologias e desenvolver habilidades que, certamente, vão ser importantes para meu futuro como estudante ou como profissional. A experiência foi extremamente enriquecedora para minha vida acadêmica e pessoal”, disse.
Recentemente, a UC Davis foi considerada a instituição líder nos EUA em receber alunos internacionais, principalmente na cooperação com o Programa Ciência sem Fronteiras. O foco são as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Atualmente, 1.954 bolsistas brasileiros estão estudando em 238 instituições americanas, em 46 estados diferentes. Nos próximos cinco anos, o número de estudantes deve chegar a 2.500 por ano acadêmico.
Fonte: Paraíba Online