UF de Campina Grande inscreve alunos para estágios em cinco países

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza até o dia 7 de abril as inscrições de alunos interessados em concorrer a bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras para a realização de disciplinas e estágio em instituições parceiras na Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda. O programa tem duração de 12 meses e arca com os custos de moradia, passagens aéreas, seguro saúde, além de uma bolsa no valor de US$ 300.

A pré-seleção será realizada mediante análise do histórico escolar, das cartas de recomendações e do Currículo Lattes com os seus documentos comprobatórios. O resultado será divulgado até o dia 17 de abril e o candidato aprovado terá a sua candidatura homologada no site do CSF.

Caberá à Coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras CNPQ/CAPES proceder à seleção final, como também escolher a universidade de destino do candidato, de acordo com os critérios definidos nos editais de cada país.

Requisitos

Podem concorrer às bolsas, estudantes matriculados em cursos na cidade de Campina Grande de bacharelado nas seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa, Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos nas áreas e temas listados anteriormente.

De acordo com o edital, poderá haver restrições nas disciplinas do ciclo clínico para os candidatos matriculados em cursos das áreas de Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, bem como para os candidatos matriculados em cursos das áreas de indústria criativa, dependendo da compatibilidade curricular nas instituições de ensino superior do país de destino.

É necessário que o candidato tenha concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso, apresente excelente rendimento escolar e declare compromisso de permanecer no Brasil pelo mesmo número de meses da concessão da bolsa.

Fonte: Paraíba Online

Deixe seu comentário