A Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde na cidade de Campina Grande está com inscrições abertas para os cursos de Boas Práticas de Alimentos. Estão sendo oferecidas 20 vagas, por turma, para população em geral e profissionais que trabalham com manipulação de alimentos, como vendedores ambulantes, padeiros e merendeiras. O curso permanente é gratuito e realizado uma vez por mês, durante três dias, com duração total de nove horas.
De acordo com a gerente da Gevisa, Betânia de Araújo, serão abordados temas relacionados às normas sanitárias, contaminação, armazenamentos de alimentos, higiene pessoal, controle de pragas, manejo do lixo e higienização de ambientes, equipamentos, móveis e utensílios. “É um curso importante, principalmente para os vendedores ambulantes, que muitas vezes não têm conhecimento sobre o uso de acessórios básicos como toucas e o cuidado com a proliferação de bactérias”, comentou.
Betânia também falou que a Gevisa está preparando um curso, previsto para acontecer no na penúltima semana do mês de maio, específico para os barraqueiros que vão trabalhar no Parque do Povo durante o São João deste ano. A proposta é trabalhar a realidade dos barraqueiros, como a proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro, por exemplo. O treinamento para os barraqueiros também terá a participação de profissionais do Sebrae, que vão ensinar técnicas de atendimento aos turistas.
“Ao término do curso, os barraqueiros vão receber um selo de certificação da vigilância sanitária, mas nossos agentes vão visitar as barracas do Parque do Povo pelo menos três vezes durante o São João para verificar se as normas estabelecidas estão sendo cumpridas”, explicou a gerente.
Os interessados em participar dos cursos podem procurar a Gevisa, na Rua Siqueira Campos, 605, no bairro da Prata. Os telefones para contato são: (83) 3310 622 e 3310 6178.
Fonte: Paraíba Online