Na quarta-feira, dia 03/04, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco Benevides Gadelha esteve reunido com empresários da cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e com o Secretário executivo da Indústria e Comércio do Estado, Marcos Procópio.
O objetivo do encontro foi viabilizar a instalação de uma fábrica de aeronaves de pequeno porte que pretende investir inicialmente R$ 1,5 milhão em Campina Grande e que prevê a geração de cerca de 100 empregos na cidade de Campina Grande diretos.
A Paradise Indústria Aeronáutica pretende instalar até o final deste ano, uma filial em Campina Grande, onde serão produzidas peças, componentes e quatro modelos de aeronaves de pequeno porte.
“Neste primeiro contato com os empresários, adiantamos que a cidade tem grandes chances de receber a filial da Paradise, uma vez que reunimos atrativos como tecnologia, e mão de obra qualificada, e a FIEP sempre terá interesse em apoiar qualquer iniciativa que colabore com o desenvolvimento industrial da Paraíba”, ressaltou o presidente da FIEP.
O diretor presidente da Paradise Indústria Aeronáutica, Noé de Oliveira Souza, explicou que o interesse em instalar a filial, em Campina Grande surgiu depois de contatos com representantes da Federação das Indústrias, que inclusive foram responsáveis pela intermediação da visita do grupo à cidade e ainda das negociações com o poder público.
“A Paradise possui um quadro de 60 colaboradores, e hoje vendemos uma média de quatro aeronaves por mês, embora a demanda seja bem maior, já que temos uma lista de espera de clientes que aguardam até seis meses para comprar um de nossos produtos. A demora ocorre pela falta de mão de obra qualificada suficiente para atender a esses pedidos, e como Campina Grande tem potencial na área tecnológica estamos querendo expandir a nossa produção aqui para a cidade”, disse Noé de Oliveira.
Durante a reunião, o secretário executivo da Indústria e Comércio do Estado, destacou o localização estratégica de Campina Grande com aeroportos e porto, e disse que o governo tem interesse na implantação da fábrica, podendo favorecer a Paradise com incentivos fiscais.
Já o prefeito, Romero Rodrigues confirmou que além do espaço físico para a instalação da fábrica, a Prefeitura poderá contribuir com a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS.
O próximo passo para instalação da Paradise será a entrega de Carta de Intenção por parte dos diretores da empresa, informando os dados técnicos, a área necessária e o prazo de início das obras, que deverá ser entregue ao prefeito de Campina Grande.
Fonte: Paraíba Online