De acordo com informações da coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação, Antônia Maria de Oliveira, as inscrições para os cursos oferecidos pelo NTM estão abertas e seguem até o dia 20 de março.
Serão oferecidos os seguintes cursos: “O laptop já está na sala da aula. E agora, o que fazer?”; “Quem tem medo de computador? Uma aventura digital com a melhor idade”; “Curso Básico do Linux; Letramento Digital para o 2º Ciclo Final”; “A inserção do EJA na Educação Digital – Luz das letras”; Cursos do Proinfo/Undime (Introdução à Educação Digital. Tecnologias na Educação – TIC, Elaboração de Projetos, e Redes da Aprendizagem).
O curso “O laptop está na sala de aula” objetiva promover a utilização dos laptops, em duas escolas do campo, contribuindo para a inclusão digital de educadores e educandos inseridos nesse contexto.
Com uma carga horária de 180 horas, distribuídas em três horas semanais, o curso é ministrado nas escolas que receberam os recursos tecnológicos, inicialmente atendendo os professores, posteriormente apoiando esses profissionais, no trabalho com os alunos. O curso se estenderá até 05 de dezembro e será ministrado pelas formadoras Amélia Sayonara Régis e Sonaly Barros.
“Uma aventura digital com a melhor idade”, que proporciona aos educadores aposentados a oportunidade de aprender a utilizar o computador e conhecer a sua dinâmica, tem uma carga de 45 horas aula, distribuídas em três horas semanais. Dois cursos serão oferecidos, um em andamento no turno da tarde e o outro que se iniciará no turno da manhã no NTM. Estão sendo oferecidas 20 vagas.
Curso Básico do Linux: oferece aos secretários escolares o conhecimento do sistema operacional Linux, e acontecerá no Núcleo de Tecnologia Municipal, nos turnos manhã e tarde. Serão oferecidas 40 vagas, de 08 de abril a 17 de junho.
Letramento Digital para o 2º Ciclo Final: o curso acontecerá nas escolas com o objetivo de resgatar e suprir as dificuldades apresentadas em língua portuguesa e matemática, ministrado por Antônia Maria de Oliveira, Amélia Sayonara e Sonaly de Oliveira Barros.
Luz das Letras: com uma carga de 40 horas aula, o curso objetiva adequar os jovens e adultos para as exigências de um mercado de trabalho que prima por ser competitivo, dominado pela tecnologia e pelas constantes inovações da era globalizada. As aulas serão ministradas nas escolas.