Campanha incentiva doação de sangue para garantir estoque no Carnaval em Campina Grande e região

O Hemocentro da Paraíba iniciou na segunda-feira (21), a campanha pré-carnavalesca de doação de sangue. Com o tema “Neste Carnaval Vista Sua Fantasia de Salva Vidas. Doe Sangue”, o hemocentro busca ampliar o número de doações. “Esperamos aumentar o número de doadores, pois entre os meses de dezembro e janeiro esse número cai em 50%. A gente quer aumentar em pelos menos 40% as doações nesse período de carnaval”, disse a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.

A campanha será encerrada no dia 16 de fevereiro, e estão participando o Hemocentro Coordenador, o Hemocentro Regional da cidade de Campina Grande e todos os 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.

“Toda a Hemorrede estadual está envolvida na campanha. Estávamos com menos de 150 doadores por dia. É importante que a gente tenha, nesse período, uma média de 250 doadores diários para podermos ficar tranquilos com relação ao nosso estoque de sangue, já que neste período aumenta o número de acidentes e, consequentemente, a demanda de sangue nos hospitais” disse Divane.

A doadora Elisângela Menezes doou sangue pela primeira vez e avaliou a importância da ação. “Eu espero que as pessoas se sensibilizem com essa campanha, pois muita gente precisa dessa ajuda, desse sangue. Eu já tive uma filha que precisou de sangue, por isso é importantíssimo que a cada um faça sua parte”, disse ela.

Já Dhiana de Sousa Dantas, que é doadora há dois anos, lembrou que muitas pessoas não doam sangue por falta de informação. “O importante da doação de sangue é salvar vidas. As pessoas têm que saber que doar sangue não faz mal, ninguém fica doente ou mais fraco pela doação, pois a reposição de sangue é imediata. Jovens de 16 e 17 anos, sendo autorizados pelos pais ou responsáveis, podem sim doar. Hoje a gente salva vidas, amanhã alguém salva a nossa, pois a gente pode precisar”, observou.

Coletas externas – Para reforçar e sensibilizar sobre a doação de sangue, o Hemocentro da Paraíba continua realizando as doações externas mensalmente.

Hoje (23), a Empresa Control, no conjunto Ernesto Geisel, em guia João Pessoa, receberá a unidade móvel do Hemocentro. Dia 29, será no Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, fechando a programação, a última coleta acontecerá no Parque Solon de Lucena, no dia 30. O horário das coletas é das 8h às 16h.

Campina Grande – As ações incluem palestras e atividades nas principais ruas da cidade. As coletas externas começam no dia 5 de fevereiro.

Para esclarecer dúvidas sobre as doações ou marcar uma coleta externa, os interessados podem ligar para os telefones: Hemocentro da Paraíba-João Pessoa: (083)3218-7698 e do Hemocentro Regional de Campina Grande (083)3310-7150.

Condições para ser doador de sangue

– Ter entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

– Pesar acima de 50 quilos.

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

– Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

Fonte: Paraíba Online

Deixe seu comentário