Barraqueiros aproveitam o São João para faturar em Campina Grande

Cerca de 200 barraqueiros, além de vendedores ambulantes cadastrados, aproveitam o São João da cidade de Campina Grande para conseguir uma renda extra, com muito trabalho e bom humor para atender aos dois milhões de forrozeiros que devem comparecer ao evento este ano. Os frutos da tarefa daqueles que fazem o comércio no Parque do Povo são bem mais gratificantes que o dinheiro, já que a carga de trabalho pode chegar a 12 horas diárias.

Apaixonada pelo Maior São João do Mundo, a coordenadora escolar Sandra Brito, 44 anos, atua há 15 anos como barraqueira na época junina. Todos os anos, são 30 dias de muito trabalho conciliado com o prazer de se divertir com cada minuto da festa no ‘Quartel General do Forró’.

Mas a atividade é também bastante cansativa. Todas as manhãs, a área da barraca precisa ser limpada, assim como todo o material de cozinha. Sandra confere o fluxo de alimentos e bebidas para que nada falte à noite. Ainda antes da festa começar, a partir de 16h ela já chega ao local para providenciar os últimos ajustes do dia.

“Tenho uma clientela fixa, todo ano já perguntam onde vai ficar localizada a barraca. A gente tira um dinheiro bom no período, compensa o cansaço. O importante é estar sempre aqui, faça chuva ou faça sol, de chapéu na cabeça e bota no pé”, disse.

Um depósito de bebidas dentro do Parque do Povo funciona durante todo este ‘expediente’ dos comerciantes e está à disposição dos barraqueiros que precisarem repor estoque de bebidas. Há também um estabelecimento específico na rua Sebastião Donato para venda apenas de produtos descartáveis, como copos, pratos e talheres.

O ‘palhaço’ José Gomes Duarte vende brinquedos e acessórios infantis durante a festa. Ele explica que muitas famílias vão ao Parque do Povo durante o dia, principalmente à tarde, por isso as vendas são boas no período do evento na cidade de Campina Grande.

“O pessoal vem visitar o parque e as crianças sempre pedem algumas coisas para comprar, os pais atendem e a gente faz umas palhaçadas para colaborar. Tem também muita gente que compra à noite só para fazer brincadeira com os amigos ou chegar junto das meninas”, contou.

Fonte: G1

Deixe seu comentário